O Moodle

O acrónimo MOODLE, é oriundo do termo inglês "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", que em Português significa "Ambiente de aprendizagem dinâmico, modular e orientado para objectos".

Corresponde a uma ferramenta, desenhada por Martin Dougiamas, da Austrália Ocidental, para criar cursos baseados na internet.

O Moodle é assim um Sistema de Software Livre de Gestão de Disciplinas - "Course Management System" (CMS), também conhecido como "Learning Management System" (LMS) ou um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Tornou-se muito popular entre educadores de todo o mundo como uma ferramenta para criar sítios Web dinâmicos para os seus alunos.

É um software criado originalmente para Professores e Alunos, sendo totalmente grátis. Existe em pelo menos 34 idiomas, incluíndo o Português, consistindo numa plataforma de gestão e distribuição de conteúdos on-line, através de uma interface Web, que qualquer pessoa ou instituição poderá instalar num servidor Web. Trata-se também de um Projecto de desenvolvimento contínuo para apoio o sócio-construtivismo educacional.

Técnicamente o Moodle é um software "open-source" (aplicação de código aberto) funcionando em qualquer sistema operativo que suporte a linguagem PHP. Os dados são armazenados numa única base de dados MySQL, podendo também ser utilizados outros gestores de base de dados como o ORACLE, MS ACCESS, SQL Server, etc.

Veja aqui tudo sobre o Moodle, no site oficial em https://moodle.org Clique aqui para abrir o site oficial do software Moodle, numa nova janela. Note que o seu browser deverá permitir janelas de Pop-up. Opcionalmente poderá abrir este link num novo separador ou numa nova janela..

O Moodle - Versão Adaptada pelo CENFIM

O Moodle foi a plataforma LMS de base adoptada pelo CENFIM por facilitar a comunicação entre os intervenientes da Comunidade de aprendizagem escolar, ou no caso aplicado ao CENFIM, da Comunidade de aprendizagem em ambiente de Formação Profissional, através da utilização de ferramentas de comunicação síncrona, ou seja em tempo-real, com a disponibilização de actividades de "chat" (Sala de discussão virtual) relacionadas com a Acção ou Turma ou com temas que o Formador coloque em discussão ou ainda através de ferramentas de comunicação assíncrona, com a utilização de ferramentas como o correio electrónico e dos Fóruns de discussão, nos quais a equipa de docentes (no caso do CENFIM, temos o Formador como entidade docente, pelo que passaremos a associar este perfil ao papel de docente, nesta plataforma) fomenta actividades de reflexão e/ou de discussão temáticas como reforço ou apoio e integradas nas estratégias pedagógicas definidas para a Acção ou Turma. Como parte das facilidades que o Moodle providencia, não podemos deixar de referir as facilidades de gestão de conteúdos, através da publicação, por parte dos formadores, de qualquer tipo de ficheiro, conteúdos esses que ficam disponíveis para a consulta pelos alunos (no caso do CENFIM, enquadra-se como aluno o Formando de Turmas e de Acções a decorrer nos Núcleos, pelo que à semelhança do termo professor, também passará a designar-se nesta plataforma o termo Formando para designar o perfil de participante aprendente). Finalmente, mas não menos importante, é de realçar que o Moodle providencia igualmente ferramentas que permitem a criação de processos de avaliação e seguimento do processo de aprendizagem dos formandos.

Neste contexto, a Plataforma Moodle do CENFIM é, portanto, uma plataforma Web que permite a gestão e distribuição de conteúdos online, estruturadas sobre um contexto de Curso, Acção, Turma, Área de apoio ou ainda de uma Área de Partilha.

Sendo baseado numa filosofia construtivista, o desenvolvimento do Moodle é sustentado na permissa de que as pessoas constroem o conhecimento mais activamente quando interagem com o ambiente:

  • Assim o Formando passa de uma atitude passiva de receptor de conhecimento, passando a assumir uma atitude mais activa na construção e consolidação conjunta de saberes. O ambiente Moodle procura ainda criar uma cultura baseada na parilha de recursos, o que resulta num ambiente sócio-construtivista.
  • No outro lado, o do agente clássico do docente transmissor do conhecimento, o Formador assume um papel como produtor de conteúdos e de Moderador das actividades de forma a conduzir os Formandos para as metas de aprendizagem definidas.

A Plataforma Moodle do CENFIM, constitui pelo exposto numa versão adaptada pelo CENFIM e para ser utilizada pelo CENFIM, tendo como principal objectivo oferecer o acesso, via internet, por parte dos Formandos de Acções ou Turmas e dos Participantes de Áreas de Apoio/Partilha, às matérias e conteúdos que compõem as respectivas Acções, Turmas ou Áreas de apoio e partilha e, paralelamente, potenciar o desenvolvimento de competências e experiências por parte de todos os intervenientes, num ambiente de aprendizagem virtual online bastante completo e de fácil utilização:

  • Não tem como objectivo substituir as aulas presenciais, mas sim, oferecer um apoio suplementar à formação essencialmente presencial, contribuindo para o reforço da metodologia de estudo individualizado, fomentando, reforçando e promovendo as capacidades e o hábito de auto-estudo dos Formandos do CENFIM.

Mas para que esses objectivos se possam concretizar, é também um objectivo primordial e fundamental, que cada Formador possa disponibilizar, na plataforma, os conteúdos de apoio que usualmente distribui aos seus formandos na forma papel. Para quem não possui versões digitais, numa primeira fase, terá de fazer um esforço inicial acrescido, que será exigido na elaboração desses conteúdos digitais. No entanto, fazer isso acarreterá fortes beneficios futuros de manutenção, uma vez que a actualização dos mesmos, deverá ser pontual e facilmente realizável.


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Última alteração: Quarta, 6 Maio 2020, 08:08